Registe em poucos segundos a nossa newsletter e receba todas as novidades.

Acrilsports

#GetsYouFurther

Como criar um ginásio em casa

Seja como complemento das suas aulas no ginásio, ou sessões personalizadas com um personnal trainer, seja apenas para manutenção da sua forma física, a verdade é que é cada vez mais fácil, e mais barato construir resistência e força no conforto da sua própria casa.

O tempo voa e o Verão está quase a chegar! Depois de um longo inverno com a maior parte das pessoas recolhidas em casa devido às restrições da pandemia, os cuidados que muitos de nós dedica ao exercício físico foram limitados.

Mesmo com o regresso aos ginásios e ao treino nestas fases de desconfinamento gradual, a verdade é que temos muito para recuperar!

Muitos dos nossos hábitos mudaram – alguns até se adivinham para ficar – e muita gente aderiu ao treino em casa, seguindo os tutoriais e as aulas online que muitos profissionais têm disponibilizado.

Seja como complemento das suas aulas no ginásio, ou sessões personalizadas com um personnal trainer, seja apenas para manutenção da sua forma física, a verdade é que é cada vez mais fácil, e mais barato construir resistência e força no conforto da sua própria casa.

Por isso, se se sente entusiasmado e motivado para se comprometer com uma rotina de exercícios caseiros, vai precisar de reunir alguns requisitos e equipamentos simples e acessíveis que o ajudem a atingir seus objetivos.

Siga este guia passo-a-passo para criar um ginásio em casa que se adapta a qualquer espaço e a qualquer orçamento.

Espaço para ginásio em casa

Primeiro: encontre o espaço certo

Antes de começar a fazer exercício vai precisar de decidir onde quer montar o seu ginásio em casa.
No mínimo vai precisar de espaço suficiente para um tapete de ioga, essencial para se alongar e fazer exercícios básicos. A partir daí, o espaço ideal para o seu ginásio em casa dependerá do tipo de exercícios que deseja realizar.

Um treino mais intensivo pode precisar de mais espaço e uma superfície sólida (mas não muito dura) para saltar, enquanto que um treino de Ioga ou Pilates precisa de um pouco mais de espaço do que só um tapete, para se poder alongar e distender.

Um regime mais complexo, com mais equipamentos, provavelmente exigirá uma divisão inteira da sua casa para esta actividade.

Seja qual for a sua possibilidade dedique um canto não utilizado da sua sala ou quarto às suas sessões de exercício.
Um espaço ao ar livre, como um alpendre, um terraço ou um quintal, também podem ser uma solução, caso o clima permita. E se tem a sorte de ter um quarto vago, um escritório vazio ou uma garagem espaçosa aproveite!

Segundo: equipar o seu ginásio em casa

Não precisa de uma tonelada de equipamentos e máquinas para tornar o seu espaço de ginásio em casa num lugar eficaz para se exercitar. Na verdade, alguns dos melhores equipamentos de exercícios em casa são pequenos e bastante acessíveis.

Corda

CARDIO

Se tem pouco espaço e quer poupar para as suas férias a melhor opção para fazer exercícios aeróbicos é saltar à corda

Trampolim

Outro equipamento ideal para o treino cardiovascular, mas que requer um pouco mais de espaço disponível para criar o seu ginásio em casa é o trampolim. Com este acessório conseguirá conciliar ao treino cardio, o trabalho de coordenação motora suave.

Pulsos de areia

Para aumentar a intensidade destes exercícios experimente saltar, utilizando uns pesos de areia para pulsos e tornozelos, que ajudarão a fortalecer e tonificar os seus músculos inferiores e superiores dos braços e das pernas.

Força

Para este tipo de treino não precisa de máquinas complexas. Em vez disso, invista em kettlebells de diferentes pesos, um par de discos de areia para exercícios eficientes e mais criativos e um conjunto de elásticos de resistência. Estes pequenos equipamentos oferecem a mesma tonificação muscular sem preocupações de armazenamento.

Elásticos de resistência

As bolas de estabilidade BOSU são muito úteis para fortalecer o seu core e melhorar o equilíbrio, mas se sente que tem dificuldade em arranjar espaço para as arrumar, os discos de equilíbrio, que ocupam tanto espaço quanto um prato oferecem os mesmos benefícios e funcionam melhor para quem quer criar um pequeno espaço de ginásio em casa.

Recuperação

Independentemente do tipo de treino que escolha fazer em casa, o equipamento de recuperação é essencial, quando decide equipar um ginásio em casa.

Vários especialistas em condicionamento físico aconselham a utilização do EVA Roller para massajar os músculos das pernas.

Na verdade, pesquisas demostram que o alongamento regular dos músculos com um rolo pode ajudar a reduzir a fadiga e as dores musculares, acelerar a recuperação e melhorar o desempenho muscular geral.

Para recuperar e fortalecer a lombar e os músculos das costas as bolas de massagem de silicone são muito versáteis e eficazes, bem como para aliviar os pés doridos.

Equipamento de libertação miofascial

Tenha em mente que não precisa de comprar tudo de uma vez para criar o seu ginásio em casa. Comece com algumas destas peças-chave e adicione gradualmente alguns equipamentos à medida que vai desenvolvendo as suas rotinas de treino e o seu espaço em casa dedicado ao exercício.


O Nosso Grupo